Após empate em 0 a 0, Vilar Novo comemorou o titulo do segundo Brasileirão da Baixada; Com aproximadamente 4 mil pessoas assistindo a final.
![]() |
Plantel do Vilar Novo comemora o titulo máximo do município após empate em 0 a 0 com Venus de Santa Maria |
O campeonato contou com 32 equipes divididas em 8 grupos: Vilar Novo, Municipal, Esperança, Bons Amigos, Só Amigos, Santa Marta, Sol de Verão, Morrão, Reb Reb, Fantasma, Fanáticos, Red Bulls, São Francisco, Pantanal, Senegal, River Plate, Raça Belford Roxo, Valão, Barça do Machado, Vênus, Bragança, MDG, Tititi, Expresso Barça, Ajax, Ecko, Farrulinha, Beira Rio, Antártica, Chacrinha, Peixoto e Selecionados entraram na disputa do titulo.
Do dia 25/03 á 11/05/2014 foram disputadas as 6 rodadas da fase de grupos, com 266 gols assinalados em 83 partidas com média de 3,21 gols/partidas. Nesta primeira fase tivemos alguns destaques, como: Morrão 3 a 0 Valão na 1ª rodada, campeão e vice-campeão da Copa Bom Pastor 2013, Bragança levou a melhor nos dois duelos contra o Ajax, 4 a 0 e 1 a 0 respectivamente, Peixoto vencendo o Vilar Novo por 2 a 1 num jogão de bola. Apos finalizada as rodadas, Reb Reb, São Francisco, River Plate, Estrela, Farrulinha, Fanáticos, Vilar Novo, Peixoto, Morrão, Valão, Tititi, Bragança, Vênus, Pantanal, Chacrinha e Beira Rio avançaram as oitavas de finais. As surpresas negativas foram o Raça Belford Roxo, campeão 2013 e o Santa Marta, semifinalista em 2013, eliminados ainda na fase inicial.
Nas oitavas de finais foram disputadas no dia 18/05/2014, quatro praças de esportes foram utilizadas para os duelos eliminatórios: Aliados e Esperança em Nova Iguaçu, Coelhão em São João de Meriti e Hinterlândia em Belford Roxo: No Aliados, Bragança venceu o Morrão por 1 a 0, pelo mesmo placar o Fanáticos venceu o River Plate. No Estádio do Esperança, Reb Reb venceu o Pantanal por 2 a 0, Peixoto e Estrela eliminaram Chacrinha e Farrulinha pelo placar de 3 a 1. Em Coelho da Rocha, no lendário Coelhão, Vênus despachou o São Francisco por 3 a 1 e o Vilar Novo goleou por 4 a 0 o Beira Rio. No Hinterlandia, apenas uma partida foi realizada, Valão não deu chance ao Tititi e venceu por 2 a 0.
No dia 25/05/2014 foi disputada as quartas de finais, Reb Reb, Venus, Vilar Novo e Bragança tinha o resultado do empate ao seu favor: No Estádio do Coelho da Rocha, Vênus goleou a Peixoto por 4 a 0 e o Vilar Novo venceu o Estrela por 2 a 1, um verdadeiro jogão de bola. No Estádio do Esperança, O Bragança, da treinadora Laura Cardoso não deu chances ao Fanáticos e venceu por 2 a 0. No Campo do Vila Jurandir FC, Reb Reb jogava por dois resultados para avançar (Vitoria ou Empate), mas não aguentou a pressão e foi derrotado por 1 a 0 pelo Valão, que chegou a sua 2ª semifinal de Brasileirão seguida.
O Estádio do Coelhão foi o escolhido para ser a sede das semifinais do Brasileirão da Baixada, no dia 01/06/2014 Bragança, Vilar Novo, Vênus e Valão entraram em campo em busca das duas vagas da finalíssima.
Considerado o melhor jogo do campeonato, Vênus e Valão entraram em campo buscando a vaga a final, Marlon abriu o placar aos 35 minutos do primeiro tempo, o Vênus chegou ao empate aos 15 do segundo tempo com o meia Guigue, após uma bela jogada Marlon desempatou para o Valão, com 25 minutos no cronômetro, Guigue novamente empatou para o Vênus, na reta final do segundo tempo Vitor colocou o Valão em vantagem novamente, mas o destaque do jogo foi o meia Guigue: Aos 47 do segundo tempo, após uma roubada de bola na área adversária o meia empatou o jogo e colocou a equipe de Santa Marta na final da competição.
Na outra semifinal, Bragança e Vilar Novo fizeram um jogo bastante disputado, o gol da classificação saiu logo aos 12 do primeiro tempo com Cleiton, a equipe do Bom Pastor foi guerreira e ate tentou, mas não conseguiu o resultado positivo, sendo assim eliminada.
A tão esperada final foi realizada no dia 15/06/2014 no palco das finais belforroxense, o Heliópolis AC, depois de duas semanas de descanso, Vilar Novo e Vênus disputariam o titulo máximo do município. A vantagem do empate era do Vilar Novo e sabendo disso, o Vênus foi pra cima em busca de abrir o placar, destaque na semifinal Guigue era a válvula de escape do Alvirubro de Santa Maria, mas o goleiro Edson foi uma pedra na sua chuteira, não só na dele como na de todo time do Vênus, só no primeiro tempo foram duas defesas importantes para evitar o gol. Na segunda etapa, a equipe do Vilar Novo começou a explorar mais o ataque com Vitor Hugo, o artilheiro do campeonato chegou a balançar a rede aos 37 do segundo tempo, mas o gol foi anulado. Os dez últimos minutos foram emocionantes com chances para ambos os lados, o Vênus pressionou demais, esbarrando sempre no forte setor defensivo do adversário, aos 48m, o arbitro apitou o fim da partida e a torcida do Vilar Novo pode emfim comemorar o titulo de campeão.
FORMAÇÃO:
Vilar Novo: Edson; João Carlos, Roberto, Rafael (Jorge) e Marlon (Carlos Henrique); Thesco, Vinicios, Deivide (Luiz Otávio) e Bruno; Vitor Hugo (Neilluder) e Sião (David).
TREINADOR: Renato Cavalcante
Venus: Renan; Helder; Victor, Bruno Diego e Rodrigo (Jaja); Jefferson, Silas (Douglas), Samuel e David; Thiago Ferraz (Felipe) e Guigue.
TREINADOR: Paulinho Manteiga
Aleksandro Ismael foi o arbitro central da final, auxiliado por Andrew Mello e Bruno Motta. Luis Maranhão e Simone Xavier conduziram o quadro de arbitragem do inicio ao fim.
A ACFBR tambem fez a famosa e contestada "Seleção do Campeonato", que contou com 25 atletas de 11 equipes diferentes; O Vênus foi a equipe com maior número de representantes, 7 ao total, depois Vilar Novo com 4, Reb Reb com 3, Valão e Bragança com 2, São Francisco, Estrela, Santa Marta, Pantanal, Peixoto e Farrulinha com 1.
Goleiros: Edson (Vilar Novo), Birinha (Reb Reb) e Alex (Farrulinha); Zagueiros: Lucas (Fanaticos) Walace (Peixoto), Vitinho (Venus), Luiz Otavio (Vilar Novo) e Juninho (Bragança); Laterais: Rodriguinho (Venus), Vinny (Bragança), Digão (Venus) e Marlon (Vilar Novo); Volantes: Thiago (Venus), Mario Cesar (Pantanal) e David (Reb Reb); Meias: Guigue (Venus), Buiu (Valão), Marcos Felipe (Estrela), Juninho Macaco (Santa Marta), David (Venus) e Yuri (Reb Reb); Atacantes: Marlon (Valão), Vitor Hugo (Vilar Novo), Bruno (São Francisco) e Douglas (Venus).
PREMIAÇÕES INDIVIDUAIS:
Melhor Goleiro: Edson (Vilar Novo)
Craque do Campeonato: Marlon (Valão)
Revelação: Marcos Felipe (Estrela)
Melhor Treinador: Renato Cavalcante (Vilar Novo)
Artilheiro: Vitor Hugo (Vilar Novo - 10 gols)
Melhor Arbitro: Cláudio Medeiros "Baia" (LDNI/ACFBR)
Internauta do Brasileirão: Kelly Guedes (Venus)
![]() |
O público compareceu em peso na final: aprox 4 mil pessoas |
![]() |
A partida terminou sem gols, mas teve emoção do inicio ao fim |
![]() |
O secretário Rodolfo Carvalho entrega nas mãos do capitão o titulo de campeão |