ESPECIAL BRASILEIRÃO: Terceira edição acaba com Vênus e São Francisco dividindo título após decisão polemica
Equipes dividiram o titulo da 3ª edição da competição, após a final será encerrada por conta de uma confusão generalizada entre torcedores na arquibancada.
Reprodução/Facebook
![]() |
Um campeonato com dois campeões! Foi assim que acabou a edição do Brasileirão da Baixada 2015 após confusão nas arquibancadas. |
A edição contou com 24 equipes ao todo: São Francisco, Favela, Estrela Real, Bragança, Guaraciaba, Municipal, Baixada, Fanaticos, Vilar Novo, Beira do Rio, Coqueiro, Só Amigos, Morrão Vênus, River Plate, Bom de Soco, Farrulinha, Palmeirinha, Raça, Peixoto, Tulipão, Piaçava, Esperança, Bons Amigos, Piabetá, Belford Roxo, Abençoados e Furia.
A primeira fase da competição foi disputada do dia 30/03/2015 á 03/05/2015, essa etapa classificatória tivemos algumas goleadas e alguns verdadeiros massacres: Na 1ª rodada o Fanaticos massacrou o Baixada por 14 a 0, na 3ª rodada foi a vez do Tulipão trucidar o Bons Amigos por 12 a 2, o placar mais repetido foi de 5 a 0 - quatro vezes, o Piabetá foi quem mais venceu por esse placar, duas vezes. Após finalizar as seis rodada da fase classificatória, avançou as oitavas de finais 16 equipes: São Francisco, Fanáticos, Vilar Novo, Morrão, Farrulinha, Tulipão e Piabetá se classificaram em primeiro lugar; Bragança, Guaraciaba, Coqueiro, Vênus, Palmeirinha, Esperança e Abençoados avançaram em segundo lugar; Municipal e Beira do Rio foram os melhores terceiros colocados. A competição na fase inicial teve 84 jogos com 316 gols, uma média de 3,73 gols/jogos.
As oitavas de finais foram disputadas em dois jogos, nos 16 jogos foram utilizados 6 praças de esportes, o local que recebeu mais jogos foi o Estádio do Coelho da Rocha com 4 partidas, o Estádio do Esperança e o Hinterlandia F.C. recebeu 3 jogos, os Estádios do Heliópolis e do Miguel Couto e A.C Aliados tiveram 2 jogos cada.
Fanáticos avançou após um empate e uma vitória em cima do Municipal, a vitória pelo placar de 6 a 0, Piabetá se classificou ao mata mata em dois duelos duríssimos contra o Beira do Rio, sendo uma vitória para a equipe de Magé por 2 a 1 e empate em 0 a 0, o Bragança desbancou o atual campeão Vilar Novo e venceu os dois duelos, o primeiro por 1 a 0 e a volta por 3 a 1, Venus e Farrulinha fizeram um duelo bastante equilibrado com um empate em 0 a 0 no 1º jogo, a equipe alvirubro de Santa Maria avançou após vencer no segundo jogo por 1 a 0, São Francisco e Coqueiro empataram os dois jogos por 2 a 2 e 1 a 1 respectivamente, mas o Velho Xico passou por ter a vantagem do empate, mesma situação para Morrão e Guaraciaba, com uma vitória para cada lado por 3 a 1 ambas, o Morrão avançou pela vantagem do empate, o Esperança avançou com uma vitória e um empate sobre o Abençoados, considerado um dos melhores duelos da ACFBR, Tulipão e Palmeirinha travaram uma batalha digna de uma final, na primeira foi 4 a 1 para a equipe do Bom Pastor, no jogo da volta só deu Tulipão, mas o 2 a 0 foi insuficiente e o Palmeirinha avançou a próxima fase.
As quartas de finais foram realizadas nos dias 30/05/2015 e 07/06/2015, os Estádios do Coelho da Rocha, Esperança e Heliópolis foram utilizados nessa fase, os duelos foram bastante equilibrados, Fanáticos e Esperança foi um deles, com uma vitória para cada lado por 1 a 0, a equipe de Nova Aurora avançou por ter a vantagem do empate, o Bragança até venceu o primeiro jogo, mas o Velho Xico veio forte na volta e fez um 3 a 1 na equipe do Bom Pastor e se classificou para a semifinal. Piabetá se classificou sem muitas dificuldades, empate na ida por 2 a 2 e vitória por 5 a 2 na volta; Confronto mais equilibrado da fase quartas de finais foi Venus e Palmeirinha, a sensação do campeonato já tinha eliminado o Tulipão, um dos favoritos e tinha pela frente novamente um favorito ao titulo, dessa vez não deu para a equipe do Bom Pastor, que foi eliminada com uma derrota por 3 a 2 e um empate em 2 a 2.
As semifinais foram compostas por Fanaticos, Venus, Piabetá e São Francisco, os quatro jogos foram realizado no Estádio do Heliópolis. No dia 14/06/2015 os jogos de ida foram realizados, o Venus fez 2 a 1 e saiu na frente do Fanaticos do goleiro Rafael, que foi destaque na partida, mas esbarrou na bela atuação de Paulo Jorge, que marcou os dois gols do Venus; Na outra partida, São Francisco e Piabetá empataram em 3 a 3, com Zé Emidio empatando para o Velho Chico aos 49 do segundo tempo.
No dia 21/06/2015 tivemos os jogos de volta das semifinais, o Venus não deu chance para o Fanaticos e venceu por 2 a 0, sendo assim o primeiro finalista da edição; o segundo finalista foi o São Francisco, que venceu o Piabetá por 1 a 0, gol do atacante Lulu que saiu do banco para classificar a equipe.
![]() |
Partida decisiva entre São Francisco e Piabetá: 1 a 0 Velho Xico. |
Após um empate por 1 a 1 no tempo normal, a partida foi para a prorrogação, no segundo tempo ocorreu uma briga generalizada entre as torcidas na arquibancada do Heliópolis, dando assim a suspensão da partida, depois de muitas reuniões entre os diretores das equipes e o presidente da ACFBR Jackson Macedo, ficou decidido que o titulo e a premiação da competição seriam divididas, mas as equipes envolvidas pegaram um gancho de 180 dias sem poder disputar nenhum competição organizada pela organização.
SELEÇÃO DO CAMPEONATO
A seleção da competição foi composta por 30 jogadores escolhidos dentre os mais de 1000 que disputaram.
Goleiros: Rafael (Fanaticos), Birinha (São Francisco) e Guara (Bera); Laterais direitos: Rodriguinho (Venus) e Vinicius (Bragança); Laterais esquerdos: Marlon (Vilar Novo) e Cuco (Piabeta); Zagueiros: Benjamim (Esperança), Vagner Eugenio (Venus), Lucas (Fanaticos), Gabriel (São Francisco) e Thiago (Piabeta); Volantes: Léo Gonçalo (Venus), David (Farrulinha) e Wellington Junior (Palmeirinha); Meias: Juninho Macaco (Palmeirinha), Guigue (Fanaticos), Leo (Esperança), Gustavo (Coqueiro), Clebinho (Piabeta), Pará (Piabeta) e Dudu (São Francisco); Atacantes: Rafinha (Tulipao), Michael (São Francisco), Maradona (Esperança), Emerson (São Francisco), Morceguinho (Guaraciaba), Jardel (Morrão), Robinho (Venus) e Marquinho (Fanaticos)
PREMIAÇÕES INDIVIDUAIS
ARTILHEIRO: Marquinho (Fanaticos) - 12 gols
MELHOR JOGADOR: Pará (Piabeta)
MELHOR GOLEIRO: Birinha (São Francisco)
MELHOR TORCIDA: Mancha Verde - Esperança