Com campanha impecável, sendo dez vitórias em dez jogos, a equipe do Tulipão conquistou o Brasileirão da Baixada após vencer na final o Estrela Real por 3 a 1.
No ano de 2016 foi realizada a quarta edição do Brasileirão da Baixada, o certame contou com o apoio do secretário de esporte de Belford Roxo Rodolfo Carvalho.
Foram 28 equipes ao total disputando o titulo máximo da Associação de Clubes de Futebol de Belford Roxo: São Francisco, Amigos, Esperança, Peixoto, Confiança, Vilar Novo, União, Farrulinha, Fanaticos, Coqueiro, Rio Branco, Morrão, Raça Belford Roxo, Estrela Real, Piabetá, BDF, Explozão, Biguaçu, Municipal, Apocalypse, Reb Reb, Tulipão, Amizade, Canarinho, Mocidade, Real Meriti, Nova Esperança e Guaraciaba.
FASE DE CLASSIFICAÇÃO
Foram 28 equipes ao total disputando o titulo máximo da Associação de Clubes de Futebol de Belford Roxo: São Francisco, Amigos, Esperança, Peixoto, Confiança, Vilar Novo, União, Farrulinha, Fanaticos, Coqueiro, Rio Branco, Morrão, Raça Belford Roxo, Estrela Real, Piabetá, BDF, Explozão, Biguaçu, Municipal, Apocalypse, Reb Reb, Tulipão, Amizade, Canarinho, Mocidade, Real Meriti, Nova Esperança e Guaraciaba.
FASE DE CLASSIFICAÇÃO
A primeira fase foi disputada de 28/02 á 10/04, com 266 gols assinalados em 84 partidas, média de 3,16 gols/jogo. Melhor ataque da fase de grupos, a equipe do Tulipão marcou 24 gols em 6 jogos, seguida por São Francisco com 18 gols, Peixoto e Mocidade com 13 gols. Após fechada as 6 rodadas avançaram dezesseis equipes para as oitavas de finais: Tulipão, Estrela Real, Fanaticos, Peixoto, Farrulinha, Biguaçu, Guaraciaba, São Francisco, Mocidade, Apocalypse, União, Rio Branco, Piabetá, Amizade, Nova Esperança e Morrão.
OITAVAS DE FINAIS
No dia 24/04 foram disputadas as oitavas de finais e com a volta do jogo único, a vantagem do empate para os 8 melhores colocados voltou a figurar na competição, só que esse quesito foi usado em uma partida apenas: No empate de 1 a 1 entre Biguaçu e União, classificando a equipe da Biguaçu, nas outras sete partidas, seis favoritos avançaram as quartas de finais, Tulipão venceu o Morrão por 1 a 0, Estrela Real goleou o Nova Esperança por 4 a 1, Fanaticos venceu o Amizade por 1 a 0, a Peixoto venceu o Piabetá por 2 a 1, Guaraciaba eliminou o Apocalypse com uma goleada de 3 a 0 e o São Francisco venceu o Mocidade por 2 a 0. O jogo destaque foi a vitória do Rio Branco de virada sobre o Farrulinha, que tinha a vantagem do empate. Os estadios do Miguel Couto e do Esperança F.C. receberam três partidas cada e o campo do Hinterlandia foi palco de dois jogos. No fim oito equipes avançaram as quartas de finais: Tulipão, Estrela Real, Peixoto, Fanaticos, Guaraciaba, Biguaçu, São Francisco e Rio Branco.
QUARTAS DE FINAIS
No dia 01/05 foram disputadas as quartas de finais e a partir desta fase, o estádio Joel Pereira (E.C. Miguel Couto) foi literalmente a casa do Brasileirão da Baixada 2016, recebendo 95% dos jogos até a final. No único jogo fora do Miguel Couto, Tulipão e São Francisco fizeram um jogão de bola no estádio do Esperança, Gabriel abriu o placar para o "Velho Xico", mas o goleador Gilcimar guardou dois gols e classificou a equipe de São Vicente, no estádio do Miguel Couto, Fanáticos e Biguaçu fizeram o melhor jogo das quartas, Xodó abriu o placar pra equipe de Nova Aurora, Fabio Adão empatou para a Biguaçu e logo em seguida Michel colocou o Fanaticos em vantagem, na reta final Fabio Adão e Mequinha viraram e classificaram a Biguaçu. O Estrela Real assim como nas oitavas atropelou mais um adversário, dessa vez foi o Guaraciaba: 3 a 0, gols de Lulu, Lorran e Siri e pra fechar a fase, Peixoto e Rio Branco fizeram um jogo duríssimo, melhor pra Peixoto que venceu por 1 a 0, gol de Pedro Henrique. Sendo assim, avançaram as semifinais: Tulipão, Estrela Real, Biguaçu e Peixoto.
SEMIFINAIS
No dia 15/05 tivemos os dois jogos que definiriam os finalistas do Brasileirão da Baixada 2016, ambas as partidas foram realizadas no estádio do Miguel Couto, a primeira partida do dia foi bastante equilibrada, Estrela Real e Biguaçu empataram em 1 a 1, com a vantagem do empate o Estrela Real de Nova Iguaçu avançou a grande final com gol de Lulu. A segunda semifinal é considerada por muitos a melhor semifinal de todos os Brasileirão da Baixada, Tulipão e Peixoto protagonizaram um verdadeiro espetáculo pra quem estava assistindo, Fernando abriu o placar para o Tulipão, Gilcimar, artilheiro da equipe de Parque São Vicente ampliou para 2 a 0, nesse meio tempo, a Peixoto já levava perigo a meta do Tulipão, principalmente com Leo 10 e Rafinha, que diminuiu o placar e no fim do jogo ainda colocou uma bola na trave, mas a partida encerrou assim: Tulipão 2 a 1 Peixoto, terminando o legado de uma das melhores equipes de Lote XV. E assim conhecemos os dois finalistas do Brasileirão da Baixada: Tulipão e Estrela Real
GRANDE FINAL - TULIPÃO 3 X 1 ESTRELA REAL
A final foi disputada no dia 22/05/2016, Tulipão e Estrela Real entraram em campo em busca do titulo máximo da ACFBR, tivemos uma presença maciça do publico, aproximadamente 3 mil pessoas lotaram as dependências do estadio do Miguel Couto.
Arquibancadas do Miguel Couto tomada pelas torcidas de Estrela Real e Tulipão |
A equipe do Tulipão começou intenso no ataque e abriu 2 gols de vantagem com Leandro Chaves e Gilcimar, mas ainda no primeiro tempo teve uma baixa com a expulsão de Emerson Carioca, se aproveitando a diferença numérica a equipe do Estrela Real conseguiu diminuir com Michel, mas de penalti Gilcimar fez seu segundo gol na partida e seu 7º gol no campeonato, decretando o titulo a equipe de Parque São Vicente.
Trio de arbitragem da final: Arbitro Leonardo Barros, auxiliado por Valter Lucio e Luiz Claudio Souza |
SELEÇÃO DO CAMPEONATO
A seleção contou com 22 jogadores escolhidos como os melhores dentre os 1.125 inscritos na competição, oito equipes foram representadas nessa seleção: Tulipão, Estrela Real, São Francisco, Peixoto, Fanáticos, Esperança, Rio Branco e Biguaçu. E a seleção ficou assim: Goleiros: Renan (Tulipão) e Grafite (Estrela Real); Laterais Direto: Moisés (Tulipão) e Dois Coco (São Francisco); Laterais Esquerdo: Rato (Tulipão) e Luiz Felipe (Peixoto); Zagueiros: Gabriel (São Francisco), Vagner Eugenio (Tulipão), Lucas (Fanaticos) e Sany (Esperança); Volantes: Davi (Tulipão), Thiago Miguel (Peixoto) e Dudu (Estrela Real); Meias: Juninho (São Francisco), Leandro Chaves (Tulipão), Digrego (Tulipão) e Dudu (Estrela Real); Atacantes: Gilcimar (Tulipão), Rafinha (Peixoto), Zé Emidio (São Francisco), Lorran (Estrela Real) e Sávio (Biguaçu); Treinador: Zé Carlos (Peixoto).
PREMIAÇÕES INDIVIDUAIS
Artilheiros
Gilcimar (Tulipão), Rafinha (Peixoto) e Zé Emidio (São Francisco) - 7 gols
Melhor Jogador
Rafinha (Peixoto)
Melhor Goleiro
Renan (Tulipão)
Renan (Tulipão)
Melhor Treinador
Dinho e Brasil (Tulipão)
Dinho e Brasil (Tulipão)
Melhor Arbitro
Leonardo Barros - ACFBR
Leonardo Barros - ACFBR
Melhor Torcida
Estrela Real
Melhor Midia
Estrela Real - com Capitão da copa de 1970 Carlos Alberto Torres