Após vice no ano anterior, Aratangi reforçou sua base e veio forte para conquistar o titulo da competição.
Foto: Peterson Lucas / Aratangi
Foto oficial da equipe do Aratangi F.C., campeão do Brasileirão da Baixada 2018 |
No ano de 2018 foi realizada a edição nº6 do Brasileirão da Baixada, com a ausência de algumas das grandes equipes do município, o certame abriu espaço para concorrência de fortes equipes de outros territórios da baixada. Ao todo sete municípios foram representados: Belford Roxo, Nova Iguaçu, Japeri, Duque de Caxias, Magé, Paracambi e Mesquita.
PRIMEIRA FASE
A fase de classificação da competição foi realizada dos dias 18/03 á 22/04, setenta e duas partidas foram disputadas e 203 gols assinalados, média de 2,81 gols/jogo, uma das mais baixas de todas as edições, mostrando que teve equilíbrio entre as equipes. Não tivemos muitos jogos com placares elásticos, apenas quatro jogos superaram 4 gols de diferenças: Barça Japeri 4 a 0 Liverpool na primeira rodada, Vila Cláudia 4 a 0 Unidos do Heliópolis na terceira rodada, na quinta rodada foram duas goleadas, Bragança 6 x 0 Nova Esperança e novamente Barça Japeri 7 a 1 Liverpool. As campanhas com mais destaque foram: Dois Toques, único 100% na primeira fase com seis vitórias em seis jogos, Barça Japeri, melhor ataque e invicto com quatro vitórias e dois empates e União de Itaipu, segundo colocado na geral com quinze pontos. Campanhas negativas ficou por conta do campeão do Pré Brasileirão Chaparral, que perdeu sua classificação na ultima rodada e o bicampeão ACFBR Vilar Novo, que segurou a lanterna do grupo 5. Somada as seis rodadas avançaram dezesseis equipes a fase eliminatória: Dois Toques, União de Itaipu, Barça Japeri, Aratangi, Falcão, Milicia, Farrulinha, Nova Aurora, Trem Bala, Vila Cláudia, Nova Era, Fanáticos, Piabetá, Inter, Chacrinha e Explozão.
OITAVAS DE FINAIS
No dia 29/04 foram disputadas as partidas válidas pela primeira fase eliminatória, uma das coisas mais inusitadas foi o não comparecimento da equipe do Nova Era de Paracambi, alegando motivos pessoais, avançando assim o Milicia de Nova Iguaçu. Nos demais resultados nenhuma surpresa: Nova Aurora 0 a 1 Trem Bala, Aratangi e Piabeta 2 a 2, empate classificou o Aratangi, Falcão 0 a 0 Fanáticos, avançou o Falcão pela vantagem do empate, União de Itaipu 2 a 1 Chacrinha, Farrulinha 2 a 1 Vila Cláudia, Barça Japeri 2 a 2 Inter, empate classificou o Barça e o jogo destaque dessa fase foi o "Clássico do interior iguaçuano" entre Explozão e Dois Toques, as duas equipes avançaram a essa fase de forma distinta: o primeiro se classificou na ultima rodada com a vitória do outro rival Milicia sobre o Chaparral, já o segundo venceu todos os jogos, deu pra imaginar quem avançou né! Mais não foi assim, o valente Explozão numa recuperação na competição venceu o Dois Toques por 2 a 1, gols de Tarcisio e Macauli. Com as partidas finalizadas, avançaram oito equipes para a próxima fase: Explozão, Trem Bala, Aratangi, Falcão, União de Itaipu, Farrulinha, Barça Japeri e Milicia.
QUARTAS DE FINAIS
A segunda fase eliminatória foi realizada no dia 06/05, destaque para o jogão entre Trem Bala e Explozão, com três viradas, a partida terminou 4 a 2 a favor do Explozão, Thales - duas vezes, Juninho e Macauli marcaram para o Explozão; Romarinho e Pará marcaram para o Trem Bala. Nos demais jogos: Aratangi 3 a 1 Falcão, Barça Japeri 3 a 1 Milicia, o famoso jogo da união entre Barçamaniacos e Milicia Doideira e União de Itaipu 0 a 0 Farrulinha. Com os placares definidos, quatro equipes avançaram as semifinais: Aratangi, Barça Japeri, Explozão e União de Itaipu.
SEMIFINAIS
Após o feriado do dia das mães, foram realizadas as semifinais no dia 20/05, o jogo entre Barça Japeri e União de Itaipu, foi um verdadeiro ataque contra defesa, a equipe de Japeri atacava a todo instante e a os belforroxenses se defendiam bem, muito graças ao goleiro Mi, na segunda etapa, quem abriu o placar foi o União de Itaipu com Wesley e parecia que ia terminar assim, até os 49 minutos, quando num lance dentro da área, o arbitro Marcelo Santos chamou a responsabilidade e apontou pra marca da cal: O atacante Felipinho bateu e levou a partida as penalidades, na disputa, o mesmo Felipinho bateu o penalti decisivo e classificou a equipe a final em seu primeiro ano como filiada.
Na outra semifinal, Aratangi e Explozão fizeram o considerado por muitos "melhor jogo de semifinal" da história da ACFBR, um jogo lá e cá, com o Aratangi fazendo gol e o Explozão fazendo logo em seguida, com um gol anulado corretamente do Explozão e quando o jogo acabou já esta escuro, no fim 3 a 2 para o Aratangi, que chegou a sua segunda final de Brasileirão consecutiva, terceira juntando todas as competições, o grande destaque foi o atacante Pimpolho, autor dos três gols da equipe de Shangrilá. Com o resultado a final seria entre Barça Japeri e Aratangi.
FINAL
No dia 03/06 tivemos a partida final do Brasileirão da Baixada 2018, frente a frente estavam Aratangi, que já havia batido na trave no ano anterior e Barça Japeri, recém filiada a Associação. Com uma grande parte do time que foi campeão em 2017, o Aratangi chegava como favorito, mas tinha um adversário a altura, nesta competição mostrou para a Baixada jogadores como: Nem, Mika, Guilherme, Jerra entre outros.
A partida em si foi um pouco abaixo da expectativa, na primeira etapa foram poucas chances de bolas, as melhores caíram nos pés do Barça, mas a equipe japeriense não conseguiu aproveitar. Na segunda etapa, o jogo foi mais tenso, com algumas divididas ríspida. O gol do titulo saiu aos 27 minutos, após bola alçada de Leandro Chaves no bico da área, Pimpolho, saiu da marcação e cabeceou forte sem chances para o goleiro Nem, após o termino do jogo algumas cenas lamentáveis marcaram o que seria a festa do campeão.
SELEÇÃO DO CAMPEONATO
Foram selecionados 38 jogadores entre os 1020 atletas que participaram da competição, 13 equipes foram representadas, o Barça Japeri e Aratangi foram as equipes com mais jogadores selecionados com 8 cada, seguidos de Milicia com 5, União de Itaipu, Chacrinha, Farrulinha, Chaparral, Fanaticos e Explozão com 2 cada; Dois Toques, Piabetá, Falcão e Trem Bala com 1 jogador. A seleção ficou composta assim: Goleiros: Nem (Barça Japeri), Mi (União de Itaipu), Jeferson (Chacrinha) e Leonardo (Milicia); Laterais Direito: Fabinho (Aratangi), George (Barça Japeri) e Botinha (Trem Bala); Laterais Esquerdo: Mika (Barça Japeri), Marcelo (Aratangi) e Marquinhos (Milicia); Zagueiros: Thiago (Milicia), Wellington (Barça Japeri), Nenem (Aratangi), Fernandão (Aratangi), Danilo (Farrulinha) e Ziel (Falcão); Volantes: Toré (União de Itaipu), Fernando (Aratangi), Bruno (Farrulinha), Lucas (Aratangi), Gustavo(Chaparral) e Makelele (Barça Japeri); Meias: Junior Cabeludo (Chacrinha), Pará (Piabetá), Leandro Chaves (Aratangi), Jerra (Barça Japeri), Digrego (Chaparral), Bruno Fuça (Fanaticos), Felipinho (Milicia) e Thales (Explozão); Atacantes: Felipinho (Barça Japeri), Macauli (Explozão), Puri (Barça Japeri), Patrick (Dois Toques), Willian (Milicia), Paulinho (Fanaticos), Buiu (Inter) e Pimpolho (Aratangi).
PREMIAÇÃO INDIVIDUAIS
No dia 13/06, foi realizada a cerimônia de entrega dos troféus de campeão e vice-campeão, além das premiações individuais, o evento contou com o apoio da Secretaria de Cultura Municipal, que nos cedeu a Casa da Cultura de Belford Roxo. Alem do vice-campeão Barça Japeri e do grande campeão Aratangi, os premiados foram:
Artilheiros | Pimpolho (Aratangi), Patrick (Dois Toques) e Puri (Barça Japeri) - 5 gols |
Melhor Jogador | Macauli (Explozão) |
Craque do Campeonato | Junior Cabeludo (Chacrinha) |
Revelação do Campeonato | Mika (Barça Japeri) |
Melhor Goleiro | Nem (Barça Japeri) |
Melhor Treinador | Rafael Santos (Aratangi) |
Torcida campeã | Uniloucos - União de Itaipu |