![]() |
Torcedores e diretores comemoram com o homenageado pela ACFBR, o ex-treinador Cláudio Brasil o bicampeonato do Brasileirão da Baixada. |
A quinta edição do Brasileirão da Baixada foi realizada no ano de 2017, organizada pela Associação de Clubes de Futebol de Belford Roxo, a competição contou com 32 equipes ao total.
O ultimo campeão Tulipão e o ultimo vice-campeão Estrela Real participaram do torneio junto á Iguaçu, Vilar Novo, Xavante, Real Galaxy, Biguaçu, Só Cria, Liverpool, Rio Branco, Confiança, Inter, Farrulinha, Municipal, Apocalypse, Mercenário, Panelão, Raça Belford Roxo, Fanáticos, Morrão, Valencia, Estrela da Serra, Bragança, Falcão, Galacticos, Ledense, Aratangi, Iris, Trem Bala, Clube Gospel, Nova Esperança e Chopp Bola.
FASE DE CLASSIFICAÇÃO
A primeira fase da competição foi disputada de 12/03 á 07/05, com média de gols de 3,66/jogo, a edição ficou atrás apenas da competição de 2015 nesse quesito, em 96 jogos foram assinalados 352 gols, destaque para as campanhas de Bragança, que somou 30 gols em 6 jogos e a equipe do Tulipão, que chegou a marca de 45 gols marcados em 6 jogos, chegando a essa marca com goleadas impiedosas, sendo a principal vitima o Clube Gospel, que levou um total de 26 a 0 somando as duas partidas no grupo (17 a 0 no Miguel Couto, maior placar numa partida ACFBR até a presente data e 9 a 0 em Queimados), alem dos 10 a 0 em cima do Trem Bala na ultima rodada.
Finalizada as 6 rodadas, dezesseis equipes avançaram as oitavas de finais, são eles: Tulipão, Mercenário, Bragança, Só Cria, Estrela Real, Bragança, Fanáticos, Vilar Novo, Apocalypse, Falcão, Biguaçu, Aratangi, Iris e Iguaçu.
OITAVAS DE FINAIS
No dia 21/05 foram realizadas os jogos da primeira fase eliminatória, Tulipão, Bragança, Estrela Real, Fanáticos, Confiança, Apocalypse, Biguaçu e Iguaçu jogavam com a vantagem do empate, cinco praças de esportes foram utilizadas na fase: No estádio do Heliópolis foram dois jogos, Estrela Real goleou o Morrão por 4 a 1 e Iguaçu venceu o Iris por 3 a 1, duas partidas também no estádio do Miguel Couto, empate em 1 a 1 entre Inter e Confiança e a goleada do Apocalypse no Falcão por 4 a 0, mesmo numero de partidas no campo do Iguaçu Velho, Aratangi vencendo a Biguaçu por 3 a 1 e o "Todo poderoso" Tulipão goleando o Mercenário por 4 a 1; O estádio do Esperança e o campo do Hinterlandia completaram as partidas: No campo de Belford Roxo, Bragança e Só Cria empataram em 0 a 0 e no estádio de Nova Iguaçu, o Vilar Novo goleou por 5 a 1 o Fanáticos. Com esses resultados, oito equipes avançaram as quartas de finais: Tulipão, Iguaçu, Bragança, Aratangi, Estrela Real, Apocalypse, Confiança e Vilar Novo.
QUARTAS DE FINAIS
No dia 28/05 foram sucedidas os jogos da segunda fase do mata-mata, quatro equipes jogavam com a vantagem do empate: Bragança, Estrela Real, Tulipão e Confiança, nesta fase três praças de esportes foram utilizadas: Única praça com dois jogos, o estádio do Miguel Couto recebeu a vitória por 2 a 0 do Apocalypse sobre o Estrela Real e a sonora goleada do Confiança sobre o Vilar Novo por 6 a 2, os outros dois jogos foram no estádio do Esperança, o empate entre Tulipão e Iguaçu por 1 a 1 e no estádio do Barros F.C veio a surpresa do campeonato, a vitória do Aratangi sobre o favorito no confronto Bragança por 2 a 1. Finalizada as partidas, avançaram as semifinais: Aratangi, Apocalypse, Confiança e Tulipão.
SEMIFINAIS
A penultima fase do mata-mata foi disputada no dia 04/06, todos os dois jogos foram realizados no estádio do Heliópolis, na primeira semifinal Apocalypse e Aratangi fizeram um jogão de bola, o gol da vitória do Aratangi só saiu aos 3 minutos da etapa final com Gugu, gol esse que colocou a equipe de Shangrilá na final depois de dez anos ausente de competições. Na outra semifinal, considerada por todos "a final antecipada" Tulipão e Confiança não deixaram por baixo as expectativas e protagonizaram um dos melhores jogos da competição, com 20 profissionais envolvidos na partida, o jogo foi bastante equilibrado, na primeira etapa, o Tulipão saiu na frente com gol do meia Leandro Chaves, na segunda etapa a partida esquentou, principalmente onde tivemos três lances capitais: O primeiro aos 28 minutos, um gol mal anulado do Confiança pelo assistente após cruzamento do lateral Rodriguinho, depois aos 35 minutos, um arremate forte do meia Jeferson do Confiança, que bateu na trave do goleiro Renan e por fim aos 40 minutos, em contra ataque rapido da equipe do Tulipão, foi marcado penalti corretamente, Gilcimar converteu e fez o segundo gol do "Todo Poderoso". Com o resultado das semifinais Tulipão e Aratangi decidem o Brasileirão da Baixada 2017.
FINAL
A ultima e decisiva fase do mata-mata foi realizada no dia 18/06, Tulipão e Aratangi decidiram o titulo do Brasileirão da Baixada 2017, com quase quatro mil pessoas nas dependências do estádio do Heliópolis, a festa foi magnifica das duas torcidas, em relação ao jogo, a equipe de Shangrilá criou as melhores chances e levou muito perigo a meta do goleiro Renan, depois dos 20 minutos inicias, o jogo ficou muito concentrado no meio de campo, o que facilitou o "Todo Poderoso, que abriu o placar aos 35 minutos da primeira etapa, depois de cobrança de escanteio do meia Digrego, Tiago "T9" tocou na bola, que ainda resvalou no defensor e entrou na meta do Aratangi, esse foi o gol nº 14 do artilheiro da competição.
O Aratangi teve quatro chances incríveis de empatar, e sua torcida lamentou as oportunidades desperdiçadas, a principal delas com o atacante Betinho, que chutou no travessão.
Com o apito final do arbitro João Francisco, o Tulipão comemorou seu bicampeão na competição, se tornando tricampeão da Associação de Clubes de Futebol de Belford Roxo, contando todas as competições da instituição.
SELEÇÃO DA COMPETIÇÃO
Assim como em todos os anos, a ACFBR fez a seleção da competição, dentre os 1200 que atuaram no certame, 26 jogadores de oito equipes diferentes formaram a seleção do Brasileirão 2017. A equipe com maior numero de representantes foi o Tulipão com 10, seguido de Confiança com 6, Apocalypse com 4, Mercenário com 2, Aratangi, Bragança, Vilar Novo e Panelão com 1. A seleção ficou definida assim: Goleiro: Iago (Confiança), Renan (Tulipão) e Alex (Apocalypse); Lateral Direito: Rodriguinho (Confiança), Moisés (Tulipão) e Wallace (Bragança); Laterais Esquerdo: Farinha (Tulipão), Wellington Silva (Confiança) e Lucas (Mercenário); Zagueiros: Lucas (Apocalypse), Leonardo Luiz (Tulipão), Wagner Eugenio (Tulipão), Nenem (Aratangi) e Rafa Santos (Confiança); Volantes: Thiago (Confiança), Hugo (Apocalyse) e Léo Gonçalo (Tulipão); Meias: Leandro Chaves (Tulipão), Juninho (Apocalyse), Vitor Hugo (Vilar Novo) e Digrego (Tulipão); Atacantes: Tiago "T9" (Tulipão), Gilcimar (Tulipão), Rafinha (Panelão) e Marino (Mercenário).
PREMIAÇÕES INDIVIDUAIS
No dia 28/06 a cerimonia de entrega dos troféus de campeão e vice-campeão, alem dos premios individuais foi realizada na Casa da Cultura de Belford Roxo, com a presença do presidente Jackson Macedo e imprensa do município. Os premiados foram:
Artilheiro | Tiago Pires "T9" (Tulipão) - 14 Gols |
Melhor Goleiro | Renan (Tulipão) |
Melhor Jogador | Léo Gonçalo (Tulipão) |
Craque do Campeonato | Thiago Conceição (Confiança) |
Melhor Treinador | Dinho (Tulipão) |
Revelação do Campeonato | Elias (Aratangi) |
Melhor Arbitro | João Francisco (ACFBR) |
Melhor Diretoria | Confiança Futebol Clube |
Melhor Midia | Apocalypse FA - "Pretin ta aí" / Part: Vinicius Junior (FLA) |
Melhor Torcida | Aramanguaça (Aratangi) |
Homenagem ACFBR | Cláudio Brasil (Ex-Treinador do Tulipão, campeão CP2015 e BR2016) |