Nos penaltis, Barça Japeri vence o Periferia e conquista o titulo da competição de forma invicta.
![]() |
Com o troféu de campeão, o goleiro e capitão Nem comemora com sua torcida o titulo inédito |
No ano de 2019 foi realizada a sétima edição do Brasileirão da Baixada, competição essa organizada pela Associação dos Clubes de Futebol de Belford Roxo, esta foi a edição mais enxuta de todas, contando com 16 equipes ao todo: Chaparral, Dois Toques, Borussia, Boleiro, Barça Japeri, Só Cria, Bar Sem Lona, Pantanal, Periferia, Maquina de Shangri-la, Congo, Guarajuba, Estrela Real, União de Itaipu, Tititi e Barbará participaram do certame.
A primeira fase foi disputada do dia 07/04 ao dia 19/05, ao todo 48 jogos, com 158 gols assinalados, média de 3,16 gols/jogo, o Borussia foi responsável pela maior diferença de gols numa partida ao ganhar o Boleiro por 8 a 0.
Oito equipes se classificaram ao fim da sexta rodada: Chaparral, Dois Toques, Barça Japeri, Só Cria, Periferia, Guarajuba, Estrela Real e União de Itaipu.
QUARTAS DE FINAIS
Com a volta do jogo duplo no mata mata, as partidas das quartas de finais foram decididas nos dia 26/05 e 02/06.
No dia 26, o Estadio do Esperança recebeu dois jogos: Barça Japeri venceu o União de Itaipu por 1 a 0 e o Estrela Real venceu o Dois Toques por 2 a 0, no campo do Hinterlandia, Só Cria e Periferia empataram em 1 a 1. O Guarajuba por disputar a ultima ao mata mata com o Maquina de Shangri-la não jogou nessa data.
No dia 02/06, tres praças de esportes receberam os jogos decisivos: No Dragagem E.C, o Barça Japeri avançou a semifinal ao empatar em 1 a 1 com União de Itaipu, no A.A. Volantes, Periferia venceu o Só Cria por 1 a 0, gol do ex Flamengo Rodolfo e no Barros F.C, Estrela Real repetiu o placar do jogo de ida e venceu por 2 a 0.
Guarajuba e Chaparral jogaram a primeira partida das Quartas no Campo do Guarajuba e a equipe de Paracambi venceu por 1 a 0.
O jogo de volta foi na semana seguinte no dia 09/07, a equipe do Guarajuba venceu de virada por 2 a 1 no Estadio do Heliopolis.
Com os resultados, avançaram as semifinais: Barça Japeri, Estrla Real, Guarajuba e Periferia.
SEMIFINAL
Os jogos de ida das semifinais foram disputados no dia 16/07, no Estadio do Esperança, Barça Japeri e Estrela Real empataran em 2 a 2, Periferia e Guarajuba ficaram no 0 a 0 no A.A.Volantes.
As partidas decisivas foram disputadas no dia 23/06, no Dragagem E.C, o Barça saiu na frente, mas a equipe iguaçuana empatou nos minutos finais, levando a partida para as penalidades, na marca da cal, a equipe de Japeri venceu por 4 a 3.
No Guarajuba F.C, a equipe do Guarajuba e Periferia empataram em 1 a 1 e nas penalidades, Periferia venceu por 7 a 6, apos 18 penaltis cobrados.
Com os resultados, Periferia e Barça avançaram a finalissima da competição.
FINAL
No dia 07/07 foi disputada a grande final, Barça Japeri e Periferia entraram em campo em busca do titulo inédito para as equipes.
Após um primeiro tempo sem emoçao, o jogo esquentou na etapa final, principalmente nos quinze minutos finais, aos 37min, Jean Claudio recebeu na entrada da area e chutou por cima do goleiro Nem abrindo o placar da final para o Periferia, quando a partida parecia definida, aos 47min, Jerra empatou a partida de falta.
Nas penalidades, a equipe de Japeri conquistou o titulo após cobrança desperdiçada de Rodolfo.